Queridos Amigos

Cuidar do nosso corpo é fundamental, nutrindo-o por dentro com uma boa e saudável alimentação e nutrindo-o por fora, utilizando ingredientes naturais na nossa pele que é o nosso maior órgão e tem um poder de absorção imenso.

Vejo imensa gente com uma bonita consciência em relação à sua alimentação e que ao mesmo tempo continua a colocar ingredientes altamente tóxicos na sua pele. É algo que tenho vindo a alertar, pois se na Indústria Alimentar há algum controlo, apesar das influencias menos éticas que todos sabemos, na Indústria da Cosmética e afins, o controlo é muito menos rigoroso, há inclusive, listas de ingredientes considerados nocivos e que na União Europeia é apenas “aconselhado” o seu uso restrito…(é apenas aconselhado…)

Por outro lado cada vez mais pessoas, onde se incluem em grande número as crianças, manifestam  patologias associadas ao consumo de leite e seus derivados, como os problemas respiratórios, por exemplo.

Dois workshops que considero da máxima importancia.

COSMÉTICA, PROD. HIGIENE, DETERGENTES E MEZINHAS CASEIRAS e LEITES, MANTEIGAS, QUEIJOS E IOGURTE VEGETAIS

As inscrições* e informações de qualquer workshop são feitas para:

cursovegetariano@gmail.com / 913 325 060

Vagas Limitadas: a inscrição só é confirmada após sinalização para IBAN a indicar

COSMÉTICA, PROD.HIGIENE, LIMPEZA E MEZINHAS CASEIRAS


Datas:  16 Setembro (não necessita assistente)

Local: Lisboa Lumiar

Horário10h00 – 13h30

Contribuição: 40€ (Inclui: kit oferta com todos os produtos elaborados no WS – creme regenerador intensivo de rosto, creme hidratante de corpo, pasta de dentes, desodorizante, pasta de curcúma para Golden MIlk, detergente de roupa e detergente lava tudo, informação teórica, manual com receitas  e ingredientes de origem biológica ) Todos os participantes levarão além do kit da aula, uma oferta da Organii, Cosmética Biológica.

Sempre que compramos um produto, seja de cosmética (um shampoo, um gel de banho, um desodorizante, uma pasta de dentes, uma maquilhagem), de limpeza, um protector solar ou um simples ambientador, nunca pensamos que por detrás desse produto podem estar ingredientes altamente tóxicos e que usados continuamente podem provocar danos graves e sérios na nossa saúde.

Olhar a composição desses produtos pode ser uma verdadeira aula de química, pois encontramos  emulsionantes, conservantes, corantes, espessantes, solventes, fragrâncias, derivados de petróleo, etc… e na maioria deles nem sabemos o que significam.

A pele é maior órgão do ser humano. Tem uma função protectora e tem também uma grande capacidade de absorção.

Diariamente, utilizamos uma imensa gama de produtos na nossa pele. Seja na nossa higiene (tomar banho, lavar o cabelo, escovar os dentes, desodorizantes), seja na nossa beleza (maquilhagem e cremes de beleza) e nem pensamos que poderemos estar expostos a uma imensa quantidade de produtos tóxicos.
Tal como são utilizados aditivos na indústria alimentar, também na indústria de cosmética e detergentes, são utilizados ingredientes para fazer espuma, dar cor, prolongar a durabilidade, dar cheiro, entre

outros.

Muitas das vezes o único ingrediente que conhecemos é a água, todos os outros são até difíceis de ler de tantas sílabas que têm.

Também não nos damos ao trabalho de investigar o que estamos a usar e nem nos ocorre que determinados sintomas que começamos a ter podem ter origem em produtos que estamos a utilizar  não imaginando as consequências do seu uso para o nosso organismo.
A maioria das marcas também faz os seus testes em animais. São essencialmente testes de sensibilidade, muito cruéis e dolorosos.

Um dos muitos testemunhos que tenho recebido e que são a grande motivação para continuar a fazer muito mais:

“Quanto ao feedback em relação aos produtos do workshop de mezinhas, estou rendida. Adoro tanto o desodorizante, como o creme de corpo e o facial. São fantásticos! Estou muito agradecida por ter recebido todas estas coisas boas feitas por si e ainda poder ficar com o conhecimento para as poder fazer em casa. Desde então estou muito mais atenta aos ingredientes que ponho no meu corpo e já tenho transmitido muita dessa informação as pessoas próximas.”

“Já estou a usar os cremes que fizemos em sua casa e estou a adorar. Noto na minha pele, apenas ao fim de alguns dias, alterações significativas, no bom sentido claro.

Agradeço-lhe a partilha de informação que tem feito nos seus workshops, que muito têm contribuído para a tomada e consciência dos seus formandos para o que nos faz mal e o que nos é benéfico em termos de saúde.”

“Muito obrigado pelo seu trabalho, Isaura! Está a mudar os hábitos de muitas pessoas, ir aos seus workshops é uma inspiração para nos tornarmos mais saudáveis e em comunhão com a Natureza! “

 

LEITES, QUEIJOS, MANTEIGAS E IOGURTE VEGETAIS 

Data: 17 Setembro (já tem assistente)

Local: Lisboa – Lumiar

Horário: 10h – 13h30 

Contribuição: 30€ (Inclui: parte teórica, manual com receitas, degustação de todas as receitas e ingredientes de origem biológica –  almoço incluído)

Para quem fez a INICIAÇÃO AO VEGETARIANISMO, aqui tem o complemento para que tudo possa fluir na perfeição. Termos alternativas para a carne e peixe é excelente. Então, quando quero ter também uma alternativa para os lacticínios? Como faço?

Como todos sabemos, o consumo de leite está a decair de dia para dia, entre os portugueses (o que me deixa bastante optimista), porque as pessoas estão a ficar com uma maior consciência dos “aditivos”, como antibióticos e hormonas de crescimento, que são colocados nas rações industriais, que alimentam os animais, e que estão cada vez mais presentes no leite que bebemos. Os resultados são vários e preocupantes, para não falar da forma como os animais são criados que é absolutamente “desumana”.

A história das vaca felizes, por exemplo, nos Açores, não passa de mais uma estratégia da Ind. dos Lacticínios para atrair consumidores.

Vou falar da “famosa” transglutaminase, uma substância que serve para compactar alimentos, cada vez mais presente nos queijos (entre outros), vou explicar-vos todo o processo do leite, desde que sai da vaca até chegar à prateleira do supermercado e vou falar das evidências que provam que os lacticínios e seus derivados em nada contribuem para a nossa saúde e que são apenas sustentados por uma indústria poderosa, sem qualquer tipo de ética, onde o único objectivo é lucro.

Muitas pessoas, incluindo cada vez mais crianças, se queixam de patologias directamente relacionadas com o consumo de produtos lácteos, nomeadamente todo o tipo de alergias e sintomas respiratórios, entre outras, sem saberem que o consumo de lacticínios é o principal responsável.

 As populações são aconselhadas a consumir leite também para a prevenção da osteoporose, mas não sabem que a sua pasteurização destrói a fosfatase, uma enzima essencial à absorção do cálcio.

De fácil conclusão é que nos países ocidentais, onde se consomem muitos lacticínios há uma grande incidência de osteoporose, enquanto que nos países asiáticos, onde praticamente não se consome leite, quase não existe osteoporose.  

Aprender a fazer os seus leites vegetais, estes sim, muito ricos em cálcio, manteigas vegetais, cremes e queijos deliciosos e muito saudáveis, é o objectivo deste workshop e que vai fazer as suas delícias. 

Há sempre opção de pão e tostas SEM GLÚTEN, na a degustação das receitas, para pessoa com intolerância.

 

 

Desejo uma excelente semana a todos

Aquele abraço imenso

I.F.

Leave a Comment