Queridos todos
Apesar da minha pausa, prometi que não deixaria de vos mimar e apresento-vos uma ementa para a Páscoa. É retirada do meu antigo blog, mas está sempre actual.

Com o aproximar da Páscoa, todos gostamos duma comidinha mais especial para quando se junta a família. Por aqui gosto de boa comidinha, mesmo sem motivo.
Cozinhar é aquilo que eu amo fazer …comer, também :-))
Nesta Páscoa, vou fazer um assado de seitan, algo muito simples, que também partilho convosco.
Utilizo o Seitan da Shambala (não aconselhável a intolerantes ao glúten) que é o preferido de toda a família e vou barrá-lo com uma boa marinada com pimentão, sal marinho, muito alho, pimenta preta, curcuma, malagueta, louro, cardamomo, gengibre em pó, azeite e um bom vinho tinto. Deixo assim durante a noite e no dia seguinte, vai a assar com batatinhas pequenas. Uma salada de acompanhamento e voilá.
A sobremesa, essa vai ser mais requintada e quero deixar aqui a partilha de algo muito bom que adoro fazer, super simples, mas mesmo só para dias de festa….BOLO CRUNCH DE CHOCOLATE (vegan)


Ingredientes:

Chocolate para culinária com mínimo 70% cacau ( sem leite) – 1 embalagem
Corn Flakes sem açúcar – 3 chávenas
Açúcar integral de cana (ou açúcar de coco) – 3 c. sopa
Geleia de arroz  – 4 c. sopa
Creme vegetal de aveia ou amêndoa –  1 embalagem
Gengibre cristalizado em cubos muito pequeninos – 1 c. sopa (opcional)
Nozes / amêndoas / avelãs ( a gosto) grosseiramente picados – 1 chávena

Modo de preparação:

Misturar o açúcar com a geleia de arroz.
Derreter o chocolate com 2 colheres de sopa do creme vegetal e juntar ao preparado anterior.
Juntar os corn flakes e o gengibre. Envolver tudo com cuidado para evitar partir muito os corn flakes.
Deitar o preparado numa forma de fundo amovível, forrada com papel vegetal, para não colar e colocar no congelador até solidificar bem.
Antes de servir, retirar da forma, deitar por cima o restante creme vegetal e enfeitar com as nozes, as amêndoas ou a mistura de frutos à escolha.
Serve-se frio.

Nota:
Como sabem só consumo ingredientes de origem biológica, e por isso mesmo deixo aqui algumas advertências para quando forem comprar os ingredientes para este bolo.

  • Há belíssimos chocolates vegan, sem leite adicionado, para se poder confeccionar este delicioso bolo. As lojas Biológicas, têm-nos de muito boa qualidade.
  • Corn Flakes devem ser sempre de origem biológica, uma vez que são derivados de milho e como sabemos, todo o milho que circula por aí (sem ser bio) é todo ele transgénico ou seja, geneticamente modificado.
  • Açúcar – escolham um açúcar de boa qualidade, como o integral de cana, rapadura, açúcar de coco, etc… nada de açúcar branco, e o mascavado é açúcar branco com caramelo adicionado, o que o torna ainda menos saudável para a nossa saúde.
Páscoa Feliz para todos, com aquele abracinho grandioso
I.F.

Leave a Comment