Queridos Todos,

Espero-vos todos bem, os que já regressaram das suas férias, que tenham sido excelentes, e aqueles que ainda as gozam, que as aproveitem ao máximo.

Vamos a outro capítulo sobre tudo o que se passou comigo e com o meu filho, relativamente à tuberculose que ele “trouxe” da Ásia, sem ser convidada. O Gonçalo teve, finalmente, duas análises seguidas completamente negativas, o que significa que a tuberculose contagiosa está extinta, o que fez com que reduzisse o antibiótico diário de 3 para 1. Comigo, como estive em contacto com o Gonçalo, ao fazer o despiste, o resultado foi “não conclusivo” mas felizmente depois de todos os exames que tive de fazer (alguns muito evasivos e dolorosos) os resultados foram negativos para a estirpe da tuberculose, não tendo passado de uma infecção de contágio mas que foi travada a tempo com medicação que ainda estou a tomar. O meu tratamento durará sensivelmente mais 2 meses, mas como quero regressar ao trabalho, vou avançar brevemente com workshops de cosmética e detergentes caseiros, deixando tudo o que seja manusear alimentos para quando estiver completamente curada.

Para quem tem vouchers meus de culinária vegetariana, e não se sintam lesados por tanto tempo de espera, venho propor-vos uma alternativa que acho muito boa e que vos daria acesso gratuitamente com o vosso voucher. A Orinam Helathy Foods é duma querida amiga que começou por ser minha aluna na área da culinária. De uma aplicação e ética exemplar, tem dedicado estes últimos anos a estudar e investigar para que a informação que chega até às pessoas seja a mais precisa possível. Tem ainda a formação extra em macrobiótica, que é uma mais valia na sua área,  e virá começar a dar workshops de culinária, em Lisboa, uma vez por mês. Em breve, logo que tenha as datas, enviarei a informação para o vosso email.

Entretanto, como disse, vou regressar aos Workshops de Cosmética (cremes de rosto e corpo, pasta de dentes, desodorizante) e Detergentes (roupa e lava tudo), uma questão cada vez mais problemática hoje em dia, devido aos imensos derivados de petróleo, metais pesados e químicos, altamente nocivos à nossa saúde e que  estão nos produtos que utilizamos todos os dias, seja no nosso corpo e na nossa higiene diária, na nossa beleza e nos produtos que colocamos na nossa pele, nos detergentes e amaciadores que colocamos na nossa roupa e nas fragrâncias artificiais, danosas para o nosso sistema imunitário e que respiramos todos os dias nos detergentes de casa. São ingredientes silenciosos que parecem inofensivos, mas que têm sido os responsáveis por inúmeras patologias que afectam, hoje em dia, grande parte da população. Sejam doenças auto-imúnes, sejam disfunções endócrinas ou até problemas de pele, todas estas doenças poderiam em grande parte ser evitadas ou minoradas se não estivéssemos expostos a tantos ingredientes tóxicos. Felizmente há boas alternativas que visam um planeta e um estilo de vida mais sustentável, pois ao fazermos os nossos próprios produtos, vamos poder escolher ingredientes 100% naturais, que hidratam verdadeiramente e protegem a nossa pele, e escolher aromas naturais realmente fantásticos que fazem toda a diferença.

O Workshop de Cosmética e Detergentes Caseiros, será dia 29 de Setembro, sábado, em Alvalade, Lisboa, das 10h00 às 13h00. Enviarei breve toda a informação, mas se houver alguém que esteja interessado em participar, já pode fazer a sua inscrição. O valor são 40€ e levará consigo um kit com todos os produtos que serão feitos no workshop. A inscrição é feita para o email cursovegetariano@gmail.com

Até já , Abracinho imenso no coração de cada um de vós

Isaura Faria

Leave a Comment