Queridos Amigos
Relembro que é já no próximo domingo que se realiza o workshop de Cosmética, prod. Higiene, Detergentes e sabonetes e desta vez com a novidade de Protector Solar.
Sabias que todo o protector solar com factor superior a 30, já não é natural? Não existe filtro natural superior ao factor de protecção 30.

Na cultura ocidental, a cultura da praia e a pele exposta leva à obrigatoriedade de uso de protectores solares que, consoante o tipo de filtro, são essencialmente de dois tipos:

Protectores Físicos e Protectores Químicos

Protectores Solares Físicos

Recorrem ao uso de minerais naturalmente presentes na terra (óxido de zinco e dióxido de titânio) e que actuam como reflectores da radiação. Ou seja, são cremes que têm dispersos estes minerais, com o objectivo  de formar uma película impermeável à superfície da pele e é pela reacção física da reflexão da radiação que protegem a pele, impedindo a penetração de radiação UV.

Na cosmética natural a preferência vai para o óxido de zinco ZnO, uma vez que não se conhecem contra-indicações à excepção de pequenas reações em pessoas com pele hipersensível ou reactiva.

– Óxido de Zinco em nanopartículas – Óxido de Zinco Nano

Para facilitar a dispersão do óxido de zinco nas preparações cosméticas, a indústria sintetizou o óxido de zinco em nanopartículas. Assim é mais fácil garantir que o produto fica homegéneo, tornando os cremes mais rentáveis e permitindo a designação de SPF (Factor de Proteção Solar) mais altos.

Só que, as partículas de zinco em vez de criarem uma barreira à superfície da pele, nesta forma “nano”, são absorvidas e entram na corrente sanguínea. Embora o zinco não seja considerado um metal pesado, não se conhecem os efeitos negativos que a sua dispersão pela corrente sanguínea possam provocar. Pelo que não se recomenda o seu uso em cosmética natural.

Protectors Solares Químicos

Os protectores solares químicos recorrem ao uso de substâncias químicas que absorvem a radiação UV e transformam-na em radiação de baixa energia que “supostamente” não penetra na pele.

Contudo, são muito polémicos porque recorrem a substâncias como – Benzofenoma 3 ou 4-metil Benzilideno que podem causar distúrbios hormonais, não se conhecendo ainda o seu efeito sobre alguns tipos de cancro.

Por estes motivos e pela sustentabilidade do Planeta, já que são contaminantes da água, Não são recomendados pela Cosmética Natural.

Vem daí aprender a fazer o teu protector solar natural

Parte da receita destes workshops reverte a favor da Associação onde sou voluntária a Rafeiros Sos.

Valor de participação: 30,00€ (inclui manual com parte teórica dada no WS, manual de recitas confeccionadas e participação de todos os participantes para colocarem as suas dúvidas)

Online: Plataforma Zoom das  17h00 – 20h00 (pode adquirir o wshop que será enviado por email, caso não possa participar em directo)

  • 16 Maio (Ws teórico/prático) Cosmética, Produtos de Higiene, Detergentes e Sabonetes
COSMÉTICA, PROD. HIGIENE, DETERGENTES E SABONETES, on-line, com demonstrações de todos os produtos em directo,  um complemento muito, mas muito, importante à alimentação, pois em apenas 27 segundos tudo o que colocamos na nossa pele é absorvido por ela e está na nossa circulação sanguínea, é o complemento para o nosso corpo estar em equilíbrio, pois não basta fazermos uma alimentação cuidada e continuarmos a colocar ingredientes tóxicos e que comprovadamente estão associados a uma série de doenças da actualidade.
Agora imagina a imensidão de ingredientes tóxicos que compõem a maioria, se não todos, os produtos que utilizas diariamente na tua pele. Há uma preocupação com o que comemos mas ainda há muito pouco cuidado com o que se coloca em cima da nossa pele. Irei explicar todos esses ingredientes que compõem os teus produtos, seja de higiene, de cosmética, de limpeza, etc… vais amar!!!

COSMÉTICA, PROD. HIGIENE E DETERGENTES – o que pode aprender

Workshop teórico e prático

  • A fazer os seus cosméticos, produtos de higiene e detergentes, sempre com ingredientes 100% naturais, livres de químicos e ingredientes tóxicos
  • A manusear e utilizar óleos essenciais para aromatizar os seus produtos e todos os seus benefícios
  • A identificar num rótulo, os derivados de petróleo, os químicos e tóxicos “proibidos”
  • A reconhecer os sintomas de saúde provocados pelo uso desses ingredientes
  • A ter várias opções de escolha, constante o seu tipo de pele
  • A poupar dinheiro fazendo os seus produtos com uma excelente qualidade e um preço bastante inferior à indústria da cosmética
  • A ter uma pegada ecológica muito mais consciente e amiga do nosso Planeta Terra
  • creme de rosto  / desodorizante / pasta de dentes / detergente roupa / detergente manual loiça / detergente máq. loiça / detergente lava tudo / limpa vidros / amaciador / sabonetes / protector solar
  • #vegan

Próximos Workshops:

  • 22 Maio (WS teórico/prático) Inciação ao Vegetarianismo – baseado numa aliementação anti cancro
INICIAÇÃO AO VEGETARIANISMO  –Hoje em dia há comida que nem gostaria de lhe chamar comida que promove uma série de benefícios falsos através duma publicidade completamente enganosa. Irei desmistificar muitas crenças e dar todas as alternativas saudáveis para que possam alimentar bem o vosso organismo que se irá reflectir num estilo de vida mais saudável, mais vitalidade e melhor saúde.
Numa altura em que é fundamental estar bem saudável, com um sistema imunitário bem reforçado para assim estar protegido de doenças e principalmente vírus, este workshop vai ajudar,  a ter a consciência de que a nossa saúde depende, praticamente na totalidade, de nós próprios e o que podemos fazer para apostar na prevenção de doenças.

 

INICIAÇÃO AO VEGETARIANISMO – o que pode aprender

  • Como se desenvolve o cancro e porque se manifesta no nosso corpo
  • os alimentos preferidos duma célula cancerosa e os alimentos que matam essas células à fome
  • Alternativas saudáveis ao açúcar
  • Quais os cereais mais saudáveis
  • O que é o Índice Glicémico dum alimento
  • Proteína – o que é onde ir buscar a proteína completa
  • Benefícios do vegetarianismo, informação sustentada por vários estudos cientificamente comprovados, focados em alimentação anti cancro
  • Entender a relação directa de uma má alimentação com determinadas doenças
  • Aprender a fazer as escolhas saudáveis e onde encontrar as melhores alternativas
  • As principais características dos alimentos que são utilizados, Tofu, Seitan, Soja (não texturizada), Tempeh e Quinoa
  • Diferentes formas de confecção, armazenamento e conservação
  • A confeccionar em sua casa todos os alimentos apresentados e a criar as suas próprias receitas
Abraço grandioso em cada um de vós e que seja um grande até já

A nossa alma sente o mundo que espera por nós

Assim É !

Isaura Faria

 

Leave a Comment